QUANTO CUSTA UMA EMPRESA ESTATAL ADMINISTRANDO AEROPORTOS?

Autores

  • Caio Cordeiro Resende
  • Thiago Caldeira
  • Ricardo Sampaio Da Silva Fonseca

Resumo

A administração de aeroportos públicos no Brasil é atualmente compartilhada entre uma estatal federal (a Infraero com 56 aeroportos e 49% do tráfego), concessões federais à iniciativa privada (6 aeroportos e 46% do tráfego) e demais aeroportos sob responsabilidade de Estados e Municípios (508 aeroportos e 5% do tráfego), mediante convênio de delegação da União. As concessões federais tiveram início no ano de 2011, com o leilão do aeroporto de Natal. Após o sucesso da licitação, nos anos seguintes foram concedidos cinco dos maiores aeroportos do país: Guarulhos, Brasília, Viracopos, Galeão e Confins. Os números de investimentos realizados e de satisfação da qualidade do serviço denotam que as concessões trouxeram novo padrão ao transporte aéreo no país. De 2012 a 2015, foram investidos pelos concessionários privados nas 6 concessões federais o montante de R$ 12 bilhões, a preços de janeiro de 2016. Além dos ganhos para o setor, esses investimentos aliviaram o orçamento da União, permitindo que mais recursos fossem utilizados para atender outras necessidades da população.

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

Resende, C. C., Caldeira, T., & Fonseca, R. S. D. S. (2020). QUANTO CUSTA UMA EMPRESA ESTATAL ADMINISTRANDO AEROPORTOS?. Boletim Economia Empírica, 1(2). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/bee/article/view/4115

Edição

Seção

Artigos