O Caderno Virtual surgiu com o objetivo de proporcionar um espaço de divulgação de teses e de idéias no âmbito do Direito, promovendo o debate acerca de temas relevantes da área jurídica e incentivando a pesquisa científica. Trata-se de um periódico vinculado ao Instituto Brasiliense de Direito Público IDP e destina-se a publicar trabalhos inéditos ou não, sobre todos os ramos e especializações do Direito. O Caderno Virtual é uma publicação trimestral. A revista disponibiliza o seu espaço para que professores, alunos e a comunidade em geral, do Brasil e exterior, contribuam, enviando artigos, para possível publicação. A avaliação de trabalhos é contínua e estes poderão ser aceitos ou não, com base em parecer dos Avaliadores e do Conselho Editorial responsável pela Revista. Solicita-se a estrita observância das Normas Editorias para o envio e publicação de artigos desta Revista, as quais estão de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

2017

v. 1, n. 40 (2017)

APRESENTAÇÃO

             O Instituto Brasiliense de Direito Público tem se consagrado, ao longo dos anos, como grande incentivador e propulsor da pesquisa científica no meio acadêmico em todos os níveis de ensino (graduação, especialização e mestrado).

            Por esse motivo, o aluno do IDP, desde o início de sua formação, conta com professores que buscam estimular a escrita científica como forma de alimentar uma postura crítica e reflexiva a respeito das temáticas trabalhadas em sala de aula.

            Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado reflete a produção dos discentes do primeiro semestre do curso de Administração Pública, período letivo de 2017.1, fruto de uma pesquisa realizada na disciplina de Leitura e Produção de Textos I, ministrada pela professora Doutora Olívia Rocha Freitas, que objetivou analisar o texto literário sob a perspectiva crítica de diversas áreas do conhecimento.

            Todos os alunos realizaram a leitura do texto “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, e, posteriormente, relacionaram seu conteúdo com a Administração Pública (princípios da Administração Pública), o Direito (princípios constitucionais e o poder constituinte), a Linguística (formas de tradução do texto literários), a Sociologia (o impacto do poder totalitário) entre outras fontes.

            O livro, um clássico da literatura publicado em 1945, serviu de base para inúmeras discussões que são, ainda hoje, bastante atuais, tornando enriquecedor o conteúdo da disciplina. Embora todos os alunos tenham produzido um artigo científico, só foi possível trazer a produção de seis desses para publicação.

            Desde já agradeço a disponibilidade de todos os discentes que participaram desse processo de construção do aprendizado e a oportunidade de gerar conhecimento compartilhado, cuja relevância e efeitos são capazes de transformar a perspectiva de todos nós em reação ao mundo. 


Olivia Rocha Freitas

Professora Doutora e pesquisadora

Coordenadora da obra

 

 

Sumário

Artigos

Bárbara Kelly Lôbo Alves de Oliveira
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Géssica Lane Dutra Filgueira
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Larissa do Amaral de Oliveira
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Marcelo de Souza Sarmento
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Othavio Dias Reis Sberze
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Renato Lima Silva Feitosa
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