OS DESAFIOS TRAZIDOS PELA EXPANSÃO DA ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO NO TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS: UBER, SERVIÇO PÚBLICO OU ATIVIDADE ECONÔMICA EM SENTIDO ESTRITO?

Autores

  • GABRIELA DA COSTA TEIXEIRA MIRANDA VASCONCELOS idp

Resumo

A expansão da economia de compartilhamento também atingiu o ramo de transporte individual de passageiros e ganhou maior destaque a partir da introdução do aplicativo Uber. À medida em que a popularidade da tecnologia ganha forças a nível mundial, no Brasil, seu ingresso é alvo de calorosos debates, principalmente acerca da categoria jurídica na qual se enquadra a nova modalidade de serviços de transporte. A presente pesquisa tem por escopo verificar se a atividade desenvolvida pela plataforma tecnológica configura-se como serviço público ou como atividade econômica em sentido estrito e, a partir desses conceitos, provocar reflexões sobre possíveis meios de adequar o modelo tradicional às inovações propostas pela economia de compartilhamento de modo que possam driblar os conflitos e conviver de maneira harmônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

DA COSTA TEIXEIRA MIRANDA VASCONCELOS, G. (2018). OS DESAFIOS TRAZIDOS PELA EXPANSÃO DA ECONOMIA DE COMPARTILHAMENTO NO TRANSPORTE INDIVIDUAL DE PASSAGEIROS: UBER, SERVIÇO PÚBLICO OU ATIVIDADE ECONÔMICA EM SENTIDO ESTRITO?. Caderno Virtual, 1(42). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/cadernovirtual/article/view/3311