A Soberania Patriarcal: o Sistema de Justiça Criminal no Tratamento da Violência Sexual Contra a Mulher

Autores

  • Vera Regina Pereira de Andrade

Palavras-chave:

Sistema de justiça criminal, controle social e penal, criminologia, violência contra a mulher, gênero, vítima.

Resumo

O texto aborda, sob o marco teórico da Criminologia desenvolvida com base no paradigma do controle social, particularmente a criminologia crítica e feminista, o funcionamento do sistema de justiça criminal relativamente à violência sexual contra a mulher, apontando para a soberania do patriarcado e a duplicação da violência que ele arrasta consigo, e para a necessidade de inclusão e co-responsabilizacão de todos nós, enquanto co-partícipes institucionais ou simbólicos do controle social e penal, na ultrapassagem da mecânica da violência, concebida em sua dimensão estrutural, institucional e intersubjetiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Pereira de Andrade

Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós-Doutoranda em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de Buenos Aires, Professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da UFSC, Pesquisadora do CNPq e da Fundação Cassamarca – Treviso (Itália).

Downloads

Como Citar

Andrade, V. R. P. de. (2010). A Soberania Patriarcal: o Sistema de Justiça Criminal no Tratamento da Violência Sexual Contra a Mulher. Direito Público, 4(17). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/1300

Edição

Seção

Artigos Originais