Alguns Apontamentos sobre Resistência em Giorgio Agamben

Autores

  • RENE TOEDTER TOEDTER Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Giorgio Agamben, direito, soberania, vida nua, estado de exceção, resistência

Resumo

O estado de exceção figura-se como a forma legal daquilo que não pode ter forma legal,ou seja, como liame entre o político e o jurídico, entre o direito e o vivente. Giorgio Agamben propõeresponder à pergunta sobre o que significaria agir politicamente a partir da análise do estado de exceção.O autor em sua pesquisa analisa com densidade o estado de exceção, contudo trata de maneiradispersa em suas obras a resistência da vida nua ao arbítrio do soberano, que detém o monopólio dadecisão quanto ao estado de exceção. Assim, o que se pretende a seguir é delinear algumas consideraçõesreferentes à localização para este autor da resistência ao estado de exceção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RENE TOEDTER TOEDTER, Universidade Federal do Paraná

Advogado, Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em ProcessoCivil pelo Instituto de Direito Romeu Bacellar, Especialista em Sociologia Política pela UniversidadeFederal do Paraná, Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, na áreade “Direito do Estado”, linha de pesquisa “Perspectiva da Dogmática Crítica”.

Downloads

Como Citar

TOEDTER, R. T. (2011). Alguns Apontamentos sobre Resistência em Giorgio Agamben. Direito Público, 8(33). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/1753