A Influência das Ciências na Reviravolta Linguístico-Pragmática da Hermenêutica Jurídica

Autores

  • CHRISTIANE COSTA ASSIS PUC MG

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a contribuição das ciências exatas na reviravolta linguístico-pragmática ocorrida na hermenêutica com a mudança dos paradigmas científicos. A filosofia da consciência, típica da jurisdição constitucional positivista, foi substituída pela filosofia da linguagem, fazendo com que o estudo da argumentação se tornasse o centro da hermenêutica contemporânea. Nessa passagem de paradigmas, as produções científicas influenciaram, diretamente, os pensadores, que abandonaram a certeza do princípio da causalidade para adentrarem na incerteza da teoria da relatividade de Albert Einstein. Para tanto, o presente trabalho se propõe a apresentar algumas das obras mais relevantes sobre o tema, de forma a construir uma linha evolutiva com uma breve explicação sobre as teorias científicas. Como resultado da presente pesquisa, espera-se proporcionar uma breve exposição das causas e das influências da nova hermenêutica jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CHRISTIANE COSTA ASSIS, PUC MG

Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), Especializanda em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Advogada em Belo Horizonte/MG.

Downloads

Como Citar

ASSIS, C. C. (2013). A Influência das Ciências na Reviravolta Linguístico-Pragmática da Hermenêutica Jurídica. Direito Público, 8(39). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/1932

Edição

Seção

Assunto Especial