A Ascensão do Judiciário e a Tensão Institucional: Judicialização, Ativismo e a Reação do Poder Legislativo (PEC 33/2011)

Autores

  • ABHNER YOUSSIF MOTA ARAB Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ativismo judicial, constitucionalismo, controle

Resumo

Questões concernentes à judicialização dos conflitos e ao ativismo judicial são bastanterecorrentes nos debates constitucionais e institucionais contemporâneos. Entretanto, a problemáticanão é recente, e remonta ao início do fortalecimento do exercício da jurisdição constitucional.Recentemente, foi formulada no Congresso Nacional uma proposta de emenda constitucional (PEC33/2011) que visa a alterar alguns dispositivos do Texto Magno a fim de aumentar, ou criar, diriamalguns, o controle do Legislativo sobre algumas das decisões do Supremo Tribunal Federal. É nessecontexto que se insere o presente artigo, que pretende, em linhas gerais, abordar os principais aspectoscontroversos sobre essa questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ABHNER YOUSSIF MOTA ARAB, Universidade de Brasília

Graduando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), Estagiário na Assessoria Processualda Secretaria-Geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Tem Experiência naÁrea de Direito, com Ênfase em Direito Processual Civil e Constitucional.

Downloads

Como Citar

ARAB, A. Y. M. (2013). A Ascensão do Judiciário e a Tensão Institucional: Judicialização, Ativismo e a Reação do Poder Legislativo (PEC 33/2011). Direito Público, 10(50). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2242