Memória da Assembleia Constituinte de 1987/1988: o Sistema Financeiro

Autores

  • JOSÉ ROBERTO R. AFONSO UFRJ

Palavras-chave:

Constituição, Congresso Nacional, Sistema Financeiro Nacional.

Resumo

As deliberações da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88 sobre o Sistema FinanceiroNacional foram marcadas por inovações e polêmicas. A começar pela opção inédita dese dedicar um capítulo específico da Constituição ao tema. Desde os trabalhos iniciais proliferarampropostas tidas como populistas – desde a nacionalização e estatização do sistema bancário, quenão chegaram a ser aprovadas, até a fixação da taxa de juros, consequente crime de usura e anistiapara dívidas dos produtores rurais junto aos bancos oficiais. Como paliativo, a eficácia de todas asnormas foram remetidas para posterior lei complementar. Até que, em 2003, emenda constitucionalsuprimiu todos incisos e parágrafos do art. 192 e manteve a remissão, agora no plural, para que asleis complementares regulamente o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ ROBERTO R. AFONSO, UFRJ

Economista, Doutor pela Unicamp, Mestre pela UFRJ, Especialista em Finanças Públicas,Consultor Técnico Especial do Senado Federal. Foi colaborador da Comissão de Finanças naAssembleia Constituinte de 1987/88.

Downloads

Como Citar

AFONSO, J. R. R. (2013). Memória da Assembleia Constituinte de 1987/1988: o Sistema Financeiro. Direito Público, 10(51). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2250