Sofrendo de Direitos Como Paradoxos

Autores

  • Wendy Brown Universidade da Califórnia, em Berkeley

DOI:

https://doi.org/10.11117/rdp.v18i97.5409

Resumo

Este artigo não se posiciona a favor ou contra os direitos, mas busca mapear alguns dos dilemas trazidos pelos direitos para articular e reparar a desigualdade e a subordinação das mulheres nos regimes constitucionais liberais. O artigo reage à pergunta feita pelo/a organizador/a de uma sessão da American Philosophical Association, expressa no título da sessão: “Qual é o valor da linguagem dos direitos para as mulheres?”. Em muitos sentidos, uma questão impossível, especialmente quando não está articulada a uma especificidade histórica, política ou cultural. Não obstante, tomei-a como uma oportunidade para considerar, em um nível muito geral, a difícil relação entre ambições feministas contemporâneas específicas e o discurso de direitos nos Estados Unidos. Há uma certa urgência política no estudo dessa relação, dada a transposição do foro – das ruas para o Tribunal – de diversos movimentos sociais nas últimas duas décadas. Se grande parte da luta contra a dominação masculina, as práticas homofóbicas e o racismo agora reside irremediavelmente no campo das reivindicações e contrar-reivindicações de direitos, quais são os perigos e as possibilidades dessa morada?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendy Brown, Universidade da Califórnia, em Berkeley

Professora de Ciência Política estadunidense, que leciona na Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde ela também está associada do Departamento de Retórica.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Brown, W. (2021). Sofrendo de Direitos Como Paradoxos. Direito Público, 18(97). https://doi.org/10.11117/rdp.v18i97.5409