Desafios Hermenêuticos para a Teoria da Constituição Contemporânea

Autores

  • FLAVIO RICHE Universidade de Brasília

Resumo

O presente estudo busca promover uma análise comparativa do pensamento de KonradHesse e Peter Häberle. Ainda que tenham como ponto de partida a tópica de Theodor Viehweg, suaspropostas diferem na forma como concebem a teoria da Constituição: uma tensão entre norma erealidade, de acordo com Hesse; para Häberle, uma vinculação dinâmica entre constituição e cultura.Compreender tal distinção é fundamental caso se deseje perquirir acerca da aplicabilidade de taisteorias na realidade constitucional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FLAVIO RICHE, Universidade de Brasília

Diplomata de Carreira, Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília,Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), Graduaçãoem Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Graduação emDireito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Atua principalmente nasseguintes áreas: Teoria da Constituição, Teoria das Relações Internacionais, Epistemologia eTeoria Política.

Downloads

Como Citar

RICHE, F. (2011). Desafios Hermenêuticos para a Teoria da Constituição Contemporânea. Direito Público, 8(33). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/1751