Ni positivismo jurídico ni neoconstitucionalismo: una defensa del constitucionalismo postpositivista

Autores

  • Manuel Atienza Universidad de Alicante

Resumo

Resumo dos editores: Em seu artigo, Manuel Atienza propõe que a crítica constitucional ao paradigma positivista seja capitaneada pela noção de constitucionalismo pós-positivista, e não pela noção de neoconstitucionalismo, que traz mais problemas do que soluções. O constitucionalismo pós-positivista formula a ordem constitucional também em termos substantivos e valorativos, diferentemente de concepções positivistas, mas não cai nas armadilhas neoconstitucionalistas de desconsiderar que há direito fora da constituição e de subjugar, em abstrato, regras a princípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Atienza, Universidad de Alicante

Professor Catedrático de Filosofia do Direito na Universidade de Alicante. Diretor da Revista Doxa e do Observatório Doxa de Argumentação Jurídica para o Mundo Latino-Americano.

Downloads

Como Citar

Atienza, M. (2014). Ni positivismo jurídico ni neoconstitucionalismo: una defensa del constitucionalismo postpositivista. Observatório Da Jurisdição Constitucional, (2). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/1042

Edição

Seção

DOUTRINA