Um olhar sobre a eficácia dos direitos fundamentais nas relações entre particulares

Autores

  • Fernanda Raso Zamorano ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

Palavras-chave:

Direitos fundamentais, Eficácia horizontal, Evolução histórica, Teses, Jurisprudência brasileira,

Resumo

Os direitos fundamentais, antes reconhecidos tão somente no embate entre Estado e particular, mereceram um novo olhar e passaram a ser entendidos também sob a ótica das relações privadas, com a conseqüente ampliação de seu lastro protetivo aos indivíduos e à sociedade. Diante desse cenário de eficácia irradiante, o presente artigo buscou abordar, inicialmente, a concepção de direitos fundamentais no cenário jurídico nacional e internacional, bem como as teses referentes à aplicabilidade horizontal de tais direitos. Em seguida, dada a relevância do tema, foram explorados acórdãos representativos da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, na tentativa de esclarecer as hipóteses mais comuns de sua utilização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Raso Zamorano, ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO

Advogada da União. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2014-12-14

Como Citar

Zamorano, F. R. (2014). Um olhar sobre a eficácia dos direitos fundamentais nas relações entre particulares. Observatório Da Jurisdição Constitucional, (2). Recuperado de https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/observatorio/article/view/995

Edição

Seção

OBSERVATÓRIO NACIONAL