Sobre a Revista

A RDA (Revista de Direito e Atualidades), projeto de extensão do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), tem como conteúdo um conjunto de artigos acadêmicos, científicos e culturais, que visam a proporcionar aos leitores um qualificado debate nos mais variados temas relacionados ao Direito.

A Revista, idealizada por alunos da graduação do IDP, preza por promover a aproximação dos estudantes, dos mais variados níveis acadêmicos, com temas da maior importância no âmbito jurídico e, assim, estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a produção acadêmica.

Os artigos trarão discussões sobre temas relevantes não só em âmbito nacional, como também em âmbito internacional e serão organizados em duas partes.

A primeira parte será composta por artigos escritos por convidados do Conselho diretor. Enquanto a segunda parte será organizada por artigos de pesquisadores dos mais variados níveis acadêmicos de todo o país, aprovados pelo sistema double-blind peer review, o que garante a qualidade de conteúdo do periódico desde a sua primeira edição.

A temática de cada edição será definida pela Equipe Editorial e avisada aos autores no momento de abertura do período de submissão.

 

Processo de avaliação

 A RDA adota o processo de double-blind peer review na avaliação dos trabalhos submetidos. Por esta razão, ao submeter um texto à Revista, o(s) autor(es) não poderá(ão) identificar seu(s) respectivo(s) nome(s) no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho será automaticamente desconsiderado. Os dados relativos à autoria do trabalho devem ser registrados na página de submissão do texto. Deste modo, o processo de avaliação e aceitação dos artigos seguirá o seguinte procedimento:

  1. O Conselho Diretor apreciará se o trabalho submetido se adequa à política editorial da Revista e às normas básicas de formatação expressas no presente documento;
  2. Caso estejam adequados, o Conselho Diretor remeterá o trabalho, sem identificação de autoria, para dois pareceristas externos de acordo com a área abordada no texto para uma avaliação de forma e conteúdo. Na hipótese de falhas de formatação, o Conselho Diretor devolverá o trabalho ao autor, indicando um prazo breve para que sejam sanadas.
  3. Após a apreciação dos trabalhos, os pareceristas enviarão parecer escrito e fundamentado com recomendação de “aprovação”, “reprovação” ou “aprovação com ressalvas”, em prazo a ser estipulado pelo Conselho Diretor.
  4. Os pareceres poderão conter indicações de bibliografia, sugestões de mudanças na estrutura dos textos, acréscimo ou subtração de informações, críticas, elogios, sugestões e outras observações julgadas pertinentes pelos pareceristas para a melhoria do conteúdo do artigo e para a adequação deste aos critérios definidos pela Revista.
  5. Em caso de parecer favorável à publicação condicionada a modificações pelo autor, este será notificado e as deverá realizar em até 10 (dez) dias corridos, sob pena de não publicação do artigo;
  6. Após a submissão do trabalho corrigido, em caso de aprovação condicionada, o artigo será submetido à avaliação do Conselho Diretor para verificar se as modificações solicitadas foram realizadas ou não. Em caso de inadequação insuperável, o trabalho será rejeitado;
  7. Os Editores selecionarão os trabalhos a serem publicados levando em conta as avaliações do Conselho Consultivo, a relevância do tema, a originalidade da abordagem, o bom delineamento do objeto de pesquisa, a adequação à metodologia científica e outros critérios julgados pertinentes.